28 de abril de 2010

Se liga 16!



Neste ano de eleições, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) mobiliza os estudantes secundaristas brasileiros a exercerem seu direito ao voto com a campanha "Se Liga 16! 2010 é a nossa vez".
A partir dos 16 anos o jovem tem a chance de eleger seus representantes, definindo assim os rumos de nosso país. Como em anos anteriores, a campanha circula nas escolas e chama os jovens a participarem da festa da democracia.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) lança por todo o Brasil o mote: "Se liga 16! 2010 é a nossa vez!", voltado aos jovens que já podem tirar seu título eleitoral e fazer valer os seus direitos. Secundarista, se você tem 16 anos ou vai completar essa idade até 3 de outubro, já tem condições de votar, participando das eleições 2010.

"Penso que a juventude precisa entender seu papel na construção de um projeto de país", afirma Yann Evanovick, presidente da Ubes. O estudante esclarece que o "Se liga 16!" acontece em dois momentos. O primeiro objetivo é incentivar os jovens com 16 anos a tirar seu título de eleitor. Depois dessa fase, a idéia é estimular o voto consciente. "O eleitor precisa ficar atento e votar em candidatos que tenham disposição para defender os interesses do estudante, como o investimento em educação", exemplifica Yann.

Título de eleitor pela internet só até 30 de abril

O prazo para os cidadãos que ainda não solicitaram o seu título de eleitor, ou que desejam transferir o domicílio, termina no dia 5 de maio. A data também é o limite para quem precisa fazer a revisão dos dados eleitorais. O primeiro turno das Eleições 2010 ocorre no dia 3 de outubro, quando acontecem as eleições gerais para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais.

Para adiantar o processo e evitar possíveis filas nos cartórios, o cidadão pode solicitar o título e atualizar seus dados cadastrais no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do Título NET. É necessário, inicialmente, preencher o formulário virtual, com todas as informações solicitadas. O prazo limite para requerimento, via Internet, de alistamento, transferência e revisão eleitoral (Titulo Net), para as Eleições de 2010 é sexta-feira (30/4).

Para finalizar o procedimento é preciso que o requerente compareça a um cartório eleitoral, no prazo de cinco dias corridos, tendo em mãos os originais e as cópias dos documentos solicitados, além do número de protocolo gerado pelo pré-atendimento online. Quem não se apresentar pessoalmente no cartório, dentro do prazo determinado, terá o processo cancelado.

Os documentos exigidos são: carteira de identidade, comprovante de residência, título anterior (se for o caso) e, para os cidadãos do sexo masculino, comprovante de quitação militar.

Nenhum comentário: